Conectando Corações E Mentes: Dia Mundial De Conscientização Sobre O Autismo.

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É com imensa alegria que compartilho sobre um evento marcante que ocorreu em nossa amada cidade de Brumadinho e do qual pude participar. No dia 2 de abril de 2024, a prefeitura organizou uma caminhada em celebração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, um momento de união, amor e compreensão e educação. A comunidade se uniu e ocupou espaços para mostrar apoio e solidariedade às pessoas com autismo e suas famílias.

Neste dia especial, com o lema “ Valorize as Capacidades, Respeite os Limites,” as ruas de Brumadinho se encheram de cores, sorrisos e esperança. Centenas de crianças e adolescentes, associações e instituições, se juntaram para caminhar lado a lado, demonstrando que a inclusão e o respeito são valores fundamentais em nossa sociedade e por isso estudados e promovidos no âmbito escolar.

Ao refletirmos sobre este evento tão significativo, somos lembrados das palavras sábias do livro de Provérbios, capítulo 22, versículo 6:. Escrito cerca de 900 a.C.,  Salomão,cheio do Espírito do Eterno (IHWH),  criador  da Justiça que é  norteadora de todo o Direito, declarou: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer, não se desviará dele”. A  afirmativa, se tomada em seu sentido mais amplo, ainda é válida e central na atualidade, pois, nos ensina sobre a importância da educação e do cuidado desde a infância. Moldando o caráter e preparando o caminho para uma vida de compaixão e entendimento. Além disso, esta verdade ressoa profundamente em nossa jornada de compreensão e aceitação. Ao investirmos na instrução e na sensibilização sobre o autismo desde cedo, estamos construindo uma sociedade mais empática e acolhedora, onde todos têm espaço e valor.

Na jornada pela construção de uma educação verdadeiramente inclusiva, cada passo é crucial. O provérbio citado, serve como farol nesse processo, ressoando não apenas como um guia para os pais, mas também como uma poderosa mensagem para todos os educadores.

As teorias de Jean Piaget ,fazem coro a Provérbios, por exemplo, nos mostram a importância de reconhecer os estágios de desenvolvimento cognitivo de cada criança. Ao entendermos que as crianças passam por estágios de desenvolvimento sequenciais, somos capazes de ajustar nosso ensino para corresponder às suas capacidades e fornecer um ambiente de aprendizado adequado.

Da mesma forma, as teorias de Lev Vygotsky ao destacarem a importância do contexto social no processo de aprendizado, através da interação com os outros e da participação em atividades colaborativas, as crianças não apenas adquirem conhecimento, mas também desenvolvem habilidades sociais e emocionais essenciais, legitimando o pensamento de Salomão.

Ao unir esses princípios,  podemos criar uma base sólida para uma educação inclusiva. Ao educarmos as crianças no caminho do respeito, da empatia e da aceitação da diversidade, estamos preparando o terreno para que possam florescer plenamente, independentemente de suas habilidades ou características individuais.

Na caminhada em Brumadinho, testemunhamos esses princípios em ação. Vimos famílias se unindo, vizinhos se apoiando e a comunidade como um todo abraçando a diversidade e a singularidade de cada indivíduo, exemplos passados para as crianças pelos adultos.

 Foi um testemunho vivo do amor incondicional de Cristo, que nos chama a amar e aceitar uns aos outros como Ele nos amou.

Nesse sentido, a verdadeira inclusão vai além da simples presença física na sala de aula; trata-se de criar um ambiente onde todas as crianças se sintam valorizadas, respeitadas e capacitadas a alcançar seu pleno potencial. E é através da integração harmoniosa entre os princípios do Provérbio 22.6 e as teorias cognitivas que podemos pavimentar o caminho para uma educação verdadeiramente inclusiva e transformadora.

Que este evento seja apenas o começo de uma jornada contínua de conscientização, inclusão e compaixão. Que possamos seguir os passos de Jesus, estendendo nossas mãos em amor e oferecendo nosso apoio às pessoas com autismo e suas famílias. Que possamos educar nossas crianças no caminho do amor e da compreensão, para que o futuro seja repleto de aceitação e igualdade para todos.

Que Deus abençoe cada pessoa envolvida nesta caminhada e que o brilho da conscientização sobre o autismo continue a iluminar os corações e mentes de nossa comunidade, hoje e sempre.

Em amor e solidariedade,

Vanessa Coelho

Bibliografia:

  • PIAGET, Jean. (2016). O Nascimento da Inteligência na Criança. Editora LTC.
  • PIAGET Jean. (2015). A Construção do Real na Criança. Editora Ática.
  • PIAGET, Jean. (2014). Seis Estudos de Psicologia. Editora Forense Universitária.
  • VYGOTSKY, Lev. (2017). A Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Editora Martins Fontes.
  • VYGOTSKY, Lev. (2016). Pensamento e Linguagem. Editora Martins Fontes.

Sugestões de Leitura:

SILBERMAN, Steve. (2016). NeuroTribes: O legado do autismo e o futuro da neurodiversidade. Editora Record.

Este livro oferece uma visão histórica e contemporânea do autismo, explorando sua complexidade e destacando a importância da neurodiversidade.

PRIZANT, Barry M. (2018). A natureza humana: Uma maneira diferente de ver o autismo. Editora Penso. Neste livro, o autor desafia noções tradicionais sobre o autismo, destacando a importância de abordagens centradas na pessoa e na compreensão da perspectiva autista.

FRITH, Uta. (2018). Autismo e síndrome de Asperger. Editora Edições 70. Nesta obra, a renomada pesquisadora Uta Frith apresenta uma análise abrangente das características clínicas e cognitivas do autismo e da síndrome de Asperger, fornecendo uma base sólida para compreensão e intervenção.